domingo, 2 de maio de 2010

Cer Modern






Na última sexta-feira participei de um jantar na casa de uma amiga norte-americana que leciona nesse semestre um curso chamado “Escrevendo para a Internet”. A partir de conversas com ela e da visita ao seu blog e de outros “Fulbrighters” aqui na Turquia, resolvi arriscar a fazer um proprio. Sou doutoranda em História, Política e Bens Culturais no CPDOC/FGV e passo esse semestre como estudante especial do Departamento de História da Bilkent University. Além de um (ótimo) curso de história otomana, estudo turco e pesquiso na fantástica biblioteca da universidade e em outras instituições aqui em Ankara e em Istanbul. Do final do século XVIII até o início do XX um número enorme de viajantes estrangeiros que passou pela Turquia publicou suas memórias de viagens. Agora no início do XXI a moda é o blog e eis-me juntando a ela. Como a universidade é toda wireless e vivo conectada através do meu bom e velho netbook vou tentar compartilhar vivências e percepções destes meus últimos meses em terras turcas.


Esse primeiro post é sobre a CER (lê-se Djer) MODERN, http://www.cermodern.org/ um centro cultural inaugurado em abril último que visitei hoje, justamente na companhia da minha amiga norte-americana citada acima. Desde que li a respeito de sua inauguração no site www.mymerhaba.com tinha ficado curiosa sobre o novo uso que estavam dando para uma antiga oficina de consertos de vagões de trem, bem como sobre a arte contemporânea turca. Demoramos quase uma hora até achar o lugar, mas valeu a pena: é bem interessante! No primeiro piso uma exposição com obras da coleção Ebru Özdemir. Amei um ou uma (nunca sei!) artista chamado (a) Ekrem Yaçındağ com sua explosão de cores ou ausência total delas. Café Illy (primeira vez que encontro um lugar que o venda por aqui!) tomado e estratégica passagem pela lojinha (amo loja de museus e afins!), visitamos as galerias do subsolo. Aí foi Volkan Aslan e seu “Those who wear the T-Shirt” que nos segurou fascinadas por quase 10 minutos. Trata-se de um vídeo-instalação com pessoas estrategicamente não identificadas vestindo a camisa da Turquia e falando o que sentiam ao fazê-lo. Orgulhosos, descontentes, envergonhados, apaixonados... cada turco e sua Turquia tão rica e tão difícil de resumir em poucas palavras. Enfim, boa opcao para um domingo de primavera numa cidade tao sem graca como Ankara, infelizmente basicamente frequentada por estrangeiros...




2 comentários:

  1. "do meu bom e velho netbook" ---> Wow!!! To espantado!

    "Demoramos quase uma hora até achar o lugar" ---> conheço bem isso, né... risos

    Bjs,
    Leo

    ResponderExcluir
  2. Leo, foi mais dificil achar do que o Tenement Museum. O lugar eh tao novo que nem os turcos conhecem ainda. Isso e que da ser super antenada. :0) Quanto ao netbook, ele esta se saindo bem no final das contas. Quem diria! Love!

    ResponderExcluir