sexta-feira, 19 de abril de 2013

Em "casa"

Um hostel acadêmico. E assim que normalmente explico o lugar em que me hospedo aqui em Istambul. Trata-se de uma instituição mantida por scholars norte-americanos que conta com espaços em Ankara e aqui em Istambul, com ricas bibliotecas, calendários de eventos animada e também guest rooms para pesquisadores que de alguma forma lidem com a historia e atualidade da Turquia. Parece que ha instituições similares mantidas por holandeses e por alemães, próximos a Taksim Square, que e uma área bem central do lado europeu da cidade. A verdade, porem, e que desde que me hospedei aqui pela primeira vez em 2010, cai de amores por Arnavutkoy. Tem uma serie de antigas yalis otomanas debruçadas sobre o Bósforo lindamente restauradas e tradicionalíssimos restaurantes de peixe (já corri para o Vira Vira!). Não e do mais centrais, mas e um encanto! O legal desse tipo de acomodação, alem de contar com um preço bem acessível, e a troca intelectual que rola. Todos outros hospedes de alguma forma sao interlocutores de pesquisa. Tem historiadores, arqueólogos, internacionalistas, geógrafos, jornalistas, pessoal de Letras e Literatura. Podem acontecer desde discussões acaloradas sobre como melhor traduzir um termo do turco-otomano para o ingles, ate organizar uma viagem conjunta pela Asia Central (quase pedi para ir junto de tão legal que me pareceu!). Ja que anda crescente o interesse acadêmico de brasileiros pela Turquia (oba!), e uma boa dica para quem pretende se dedicar a serio em conhecer e pesquisar o pais e a regiao. E sempre penso que seria muito legal ter algo do genero no Rio para os muitos brasilianistas que vem acorrendo aos nossos arquivos e afins...

2 comentários:

  1. Grande informação para os viajantes acadêmicos! Deve ser ótimo mesmo, seria uma grande idéia para o Rio. Aqui nos EUA sempre nos perguntam sobre acomodação. Esperamos que postes fotos da tua viagem.

    ResponderExcluir
  2. Carmen, querida, não estou conseguindo dar upload das fotos no Ipad. :( Seria otimo ter uma versao brasileira desse tipo de iniciativa, mas penso que deveria partir da Brasa ou algo do genero, não e mesmo?

    ResponderExcluir