sábado, 18 de setembro de 2010

Turquia para brasileiros

A Turquia recebeu em 2008 45 mil turistas brasileiros e desde 2009 conta com 3 vôos semanais São Paulo-Istambul oferecidos pela Turkish Airlines (duração de 14 horas). Levando em conta esses dados e uma paixão antiga pela antiga Constatinopla, duas cariocas lançarão em breve um guia de Istambul para brasileiros. Ajudei um pouco na confecção desse guia, que será de altíssimo gosto, mas tendo em vista o grande número de amigos brasileiros embarcando para a Turquia nesse mês de setembro, achei interessante deixar aqui algumas dicas minhas, desses meus 6 meses vividos entre Ankara e Istanbul. Vamos a elas:
* Havaş (lê-se Havash): Boa parte dos aeroportos turcos contam com os serviços dessa empresa. Funciona como um “frescão” ligando os aeroportos normalmente bastante distantes da cidade a pontos centrais desta. Em Istambul, liga tanto o Atatürk Airport (no lado europeu) como o Sabiha Gökçen Airport (lado asiático) à Taksim Square. O primeiro custa 10 TL e o segundo 13 TL. Como o trânsito da cidade é caótico e o sistema é realmente confortável, recomendo muito. Dá para se admirar a cidade sem ansiedade com o taxímetro!
* Taksim Square: Tida por muitos como coração da Istambul moderna, fica do lado europeu desta, e é ainda palco de inúmeras manifestações políticas. A meu ver, é o melhor lugar para se hospedar em Istambul, em especial os hostéis da Şehit Muhtar Caddesi e redondezas, como o Taksim Park City. O legal desta é região é que seguindo de funiculaire e tram, chega-se a Sultanahmet, o bairro histórico em que se encontram a Aya Sofia, Topkapı Museum, Grand Bazaar, entre outras atrações turísticas. Se preferir as comodidades de um shopping center, de Metrô, pode-se chegar a Şişli e ao Cevahir (lê-se Djevahir) Mall. E o mais legal é que sempre se pode caminhar pela Istiklal Caddesi, ali pertinho, com suas milhares de lojas, restaurantes, bares, artistas de rua, boates e afins. Turistas brasileiros normalmente preferem ficar em Sultanahmet, que também é muito legal, mas turístico demais. Em Taksim dá para se ter um melhor vislumbre da vida turca contemporânea, além de ser mais cômodo (e barato) para circular para outras regiões da cidade gigantesca.
* Bebek: Bebek sempre me lembra a Gávea, no Rio, por contar com o campus da Bosphorus University (a melhor universidade pública do país, nascida do Robert College, mencionado nos livros de Orhan Pamuk) e com inúmeros barzinhos relativamente próximos a ela, sempre cheio de jovens. Trata-se de um bairro classe-média alta, no norte do lado europeu do Bósforo, muito simpático e recomendo muitíssimo os restaurantes “Happily ever after”, “Lucca” e a filial local do “Kitchenette”. De sobremesa, um waffle vendido em diversas lojinhas de rua ou deliciosos chocolates da Baylan. Tudo na Cevdet Paşa Caddesi. Se Bebek estiver muito lotado, vale descer um pouco ao sul e parar em Arnavutköy e comer um peixinho no “Vira Vira” ou no “Ali Baba”.
* Rahmi Koç Museum: Uma espécie de museu de artes e ofícios. Conta com duas filiais: uma gigantesca em Istambul, nas margens do Chifre de Ouro, e uma menor, mas linda, no centro histórico de Ankara. Além do acervo fantástico de meios de transporte e equipamentos antigos (ótima opção para quem estiver com criança) da Turquia e do mundo, conta com simpáticos restaurantes e lojinhas. Para quem se interessar, o site é: http://www.rmk-museum.org.tr/

Um comentário:

  1. Olá, parabéns pelo post.

    Em agosto, irei de lua-de-mel para Istambul e estou pesquisando hotel em Taksin.

    Sinceramente, acha a melhor opção de bairro?

    A locomoção de lá para os pontos turísticos é realmente fácil ou compensa ficar perto dos pontos turísticos e me locomover para conhecer Taksin? Eis a questão que me aflige...rs

    Inicialmente, estou entre o Hiton, o Richmond Istanbul Hotel, o Innpera Hotel e o The Marmara Pera. Conhece algum? Pode me sugerir?

    Estou pensando em pesquisar hotel em outro bairro, mas tenho medo de me arrepdender...

    Irei também à Capadócia...fecharei sozinho aéreo e hotel (cave), têm sugestão ou acha melhor eu fechar com alguma agência lá em Istambul?

    Grato desde já,

    Dudu

    ResponderExcluir